Imagens: William Candido
Centro de treinamento especializado ajuda mulheres a enfrentar o medo de dirigir e conquistar sua independência ao volante.
Superar o medo de dirigir é um grande desafio. Esse receio pode ser tão intenso que impede algumas pessoas de pegarem no volante limitando suas possibilidades de locomoção e independência.
Segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), até março de 2023, estima-se que mais de 734 mil mulheres tem CNH no Distrito Federal, mesmo assim, há uma parcela considerável que tem medo de dirigir, mesmo habilitadas. Para ajudar a solucionar este problema, o empresário William Candido criou a “Dirija Bem Mulheres”, uma empresa especializada em dar aulas para mulheres habilitadas e que vem se destacando por sua abordagem diferenciada.
William conta que percebeu a necessidade de atender a um público especifico e que o objetivo maior é trabalhar as questões emocionais: medo de dirigir, insegurança, ansiedade, trauma, fobia ou falta de prática. Essas são algumas características que afetam mulheres que mesmo com a habilitação na mão, não conseguem entrar no carro e sair dirigindo.
“Dirigir é uma habilidade importante e muitas mulheres enfrentam desafios para superar o medo de pegar no volante. O Trabalho realizado pela Dirija Bem Mulheres é fundamental para ajudar a combater este problema, oferecendo aulas que não trabalham só com a técnica de condução mas também as questões emocionais que limitam o desempenho delas no trânsito", afirma William.
A iniciativa tem tido um índice de aprovação muito alto, indicando que a metodologia funciona de maneira eficiente. As alunas elogiam a forma como são tratadas e se sentem confiantes para enfrentar o transito após o curso. Uma das alunas , Olga Yasmim Pinheiro, conta que sofria com o medo de dirigir e afirma que a escola mudou a sua vida:
“Tirei minha careteira há quase dez anos e tinha dificuldade para dirigir, medo de bater, entretanto, precisava dirigir para ir ao trabalho. Foi quando conheci a empresa. Conversei com a Josy, sempre tão atenciosa que me explicou tudo sobre as aulas. Agendei as aulas com o instrutor William, que foi super paciente com meus medos e ansiedades, e me ensinou a dirigir novamente, agora sem medos. Com 20 ( vinte) aulas estou dirigindo sozinha e feliz! Valeu demais o investimento." conta Olga Yasmim.
A Dirija Bem Mulheres vem contribuindo para a superação do medo de dirigir entre o público feminino. Com uma abordagem acolhedora e sensível, a escola tem curso que garante que em até 30 dias, mulheres tem superado o trauma ao volante. Com carros novos e adaptados, o Centro de treinamento pensando sempre nas alunas proporciona aulas também em carros automáticos.
"É muito importante lembrar que a independência proporcionada pela habilidade de dirigir é um direito de todas as mulheres, e ir além do medo é possível através do trabalho e dedicação que a escola oferece. Se você é uma mulher habilitada e tem medo de dirigir, venham nos conhecer e conhecer nossos cursos. É possível superar este obstáculo e desfrutar dos benefícios da direção com confiança e segurança”.