Nos dias 29 e 30 de agosto, Flávio José e Chambinho do Acordeon também se apresentam, trazendo a autêntica tradição nordestina aos palcos do maior circuito junino da história do DF
Imagens: Divulgação
O Distrito Junino 2025 chega ao fim com uma celebração grandiosa, nos dias 29 e 30 de agosto, transformando a Esplanada dos Ministérios em um dos maiores arraiais já realizados no país. O encerramento reunirá as três quadrilhas melhor classificadas de cada liga e contará com shows de artistas que transitam entre a tradição e a modernidade da cultura nordestina, reforçando a diversidade cultural do evento. Os ingressos serão disponibilizados a partir desta terça-feira, dia 26 de agosto, gratuitamente via Sympla.
Na sexta-feira (29), o público terá a energia contagiante de Natanzinho Lima, um dos grandes nomes da nova geração do forró, e a poesia cantada de Flávio José, considerado um ícone da música nordestina e herdeiro legítimo da tradição do baião. Já no sábado (30), a festa será marcada pela potência de Wesley Safadão, pelo autêntico forró de Chambinho do Acordeon — que interpretou Luiz Gonzaga no cinema — e pelo sertanejo de George Henrique & Rodrigo.
Além disso, estão previstas apresentações das grandes estrelas do evento, as quadrilhas juninas representantes das três entidades juninas do DF, que conquistaram seu lugar ao longo das etapas regionais. Na sexta-feira (29), se apresentam Filhos do Sol, Santo Afonso, Formiga da Roça e Sanfona Lascada. Já no sábado (30), sobem ao tablado as quadrilhas Rasga o Fole, Si Bobiá a Gente Pimba, Sabugo de Milho, Arroxa o Nó e Pau Melado, mostrando a diversidade de estilos, narrativas e coreografias que traduzem a força do movimento quadrilheiro brasiliense.
Além dos shows principais, cada noite contará com trios de forró no esquenta da festa ao som de Toin do Forró e Trio na sexta-feira; e Trio Asa Branca, no sábado.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o Distrito Junino se consolidou como política pública transformadora. “Estamos promovendo uma das maiores celebrações culturais do calendário local. O encerramento na Esplanada é a síntese desse movimento de tradição, identidade e pertencimento reunidos em um só espaço, com acesso gratuito e democrático para todos”, relatou.
O presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, Affonso Gomes, também reforçou a expectativa para o grande encontro: “Será um espetáculo histórico, reunindo as nove melhores quadrilhas do circuito e artistas que representam diferentes gerações da música popular. Queremos encerrar essa jornada com uma festa à altura da cultura nordestina que pulsa no DF”, destacou.
Sobre o Distrito Junino
Durante dois meses, o Distrito Junino iluminou diversas regiões administrativas do DF e do entorno com todo o brilho, a energia e a dedicação das quadrilhas juninas. Foram 63 grupos participantes, que levaram ao público a força de suas coreografias, o encanto de seus figurinos e a riqueza de suas tradições populares, em 10 etapas de apresentações, envolvendo 9 Regiões Administrativas e a RIDE/DF.
Executado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio de chamamento público, em parceria com a OSC Instituto de Ser Nordestino, o Distrito Junino 2025 recebeu um investimento de R$ 10 milhões, evidenciando a responsabilidade do GDF em apoiar, de forma consistente e transparente, o segmento junino e toda a sua importância cultural, social e econômica para o DF e entorno.
A Secretaria de Cultura está em preparação para lançar, o mais breve possível, um edital exclusivo de premiação destinado às quadrilhas juninas participantes do projeto. Serão R$ 2,25 milhões em recursos, um reconhecimento ao brilho, à dedicação e à força cultural desse movimento popular que emociona e transforma comunidades.
Local: Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF
Datas: 29 e 30 de agosto de 2025
Horário: A partir das 18h (sexta) e 17h (sábado)
Entrada gratuita – retirada de ingressos pelo Sympla a partir de terça-feira, 26 de agosto
Mais informações: @distritojunino2025