Agora é a vez do Paranoá e Sobradinho sediarem os espaços de discussão com a comunidade. Trata-se de uma fase preparatória para a IV Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março
Imagens: Ueslei
Neste sábado, dia 13, das 8h às 13h, realiza-se mais dois debates das Pré-conferências Macrorregionais do Distrito Federal. O Macro 8/Ra’s, que contempla as cidades de Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião e Varjão, ocorre no Auditório da Administração do Paranoá. Já o Macro 7/Ra’s - abrangendo Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Planaltina e Arapoanga - terá debate no Teatro de Sobradinho.
As Pré-conferências são uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) que se iniciou nesta última semana. O objetivo é debater temas e prioridades para a cultura do DF, indicando os delegados para a 6ª Conferência Distrital.
Esta fase preliminar da pré-conferência visa a preparação para a 6ª Conferência Distrital de Cultura, agendada para os dias 27 e 28 deste mês. Para participar desta etapa inicial, aberta a indivíduos com mais de 16 anos, é necessário preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/DRx6r3wDWV7ALjSb6.
Cláudio Abrantes, secretário de Cultura do DF explica que durante esta fase serão abordadas as demandas relacionadas aos seis eixos do texto base do Ministério da Cultura (Minc), sendo elaboradas até três propostas por eixo, as quais serão apresentadas no evento principal. “O objetivo é finalizar com a elaboração de duas a três propostas por eixo, as quais serão levadas à conferência distrital, juntamente com moções.”
Os eixos em discussão incluem: Institucionalização, Marcos legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, Trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e às linguagens digitais
Confira a programação completa:
– Macro 5/RAs: Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo
Dia 10 – 8h às 13h – Candangolândia (Salão Comercial da Candangolândia)
– Macro 4/RAs: Cruzeiro, Guará, SCIA, Estrutural, SIA, Sudoeste/Octogonal
Dia 12 – 8h às 13h – Cruzeiro (Biblioteca do Cruzeiro)
– Macro 7/RAs: Sobradinho, Sobradinho II, Fercal, Planaltina, Arapoanga
Dia: 13 – 8h às 13h – Sobradinho (Teatro de Sobradinho)
– Macro 8/RAs: Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico, São Sebastião, Varjão
Dia: 13 – 8h às 13h – Paranoá (Auditório da Administração do Paranoá)
– Macro 1/RAs: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Água Quente, Brazlândia
Dia: 15 – 10h às 18h – Ceilândia (Centro Cultural Ceilândia)
– Macro 3/RAs: Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Santa Maria
Dia: 16 – 15h às 20h – Gama (Teatro Galpãozinho)
– Macro 2/RAs: Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Arniqueira
Dia: 17 – 15h às 20h – Taguatinga (Administração Regional de Taguatinga)
– Macro 6/RAs: Lago Sul, Lago Norte, Plano Piloto
Dia: 17 – 15 às 20h – Plano Piloto (Administração Regional do Plano Piloto).